Dia 15 de setembro, entra em funcionamento pleno o CAO, Centro de Atividades Ocupacionais da CERCIMONT em edifÃcio recuperado pela Câmara Municipal de Montalegre.
Será assinado o Acordo de Cooperação com o Instituto de Segurança Social há muito esperado e que, finalmente, foi concedido por este Governo.
Vão estar cá os utentes, os pais, os membros dos corpos sociais da CERCIMONT e demais associados, o Presidente da Câmara e vereadores e outras entidades locais, e ainda o representante da Segurança Social.
Vai marcar presença uma delegação da FENACERCI, chefiada pela própria Presidente, Julieta Sanches, nossa conterrânea, que, mesmo em Lisboa, incentivou e ajudou à criação deste serviço em Montalegre.
O CAO vai funcionar para 30 utentes. O financiamento da Segurança Social é de cerca de 500 euros por mês por utente, o que ronda os 170 mil euros por ano.
O CAO está aberto das 8.30 às 18 horas, durante os dias da semana e encerra no mês de agosto.
A CERCIMONT é responsável por várias obrigações e vai disponibilizar serviços de higiene e conforto e alimentação, e todo o apoio psicossocial. Para isso já assegurou o serviço de Diretor Técnico, um Técnico de Serviço Social, um Fisioterapeuta, um Psicólogo, um Terapeuta Ocupacional e ainda monitores e pessoal auxiliar.
A CERCIMONT conta com as receitas da Segurança Social e com a comparticipação dos utentes e famÃlias. O CAO só é viável graças ao apoio ao funcionamento concedido pela Câmara e à facilidade de utilização do transporte público/escolar.
Queremos agradecer à Câmara Municipal de Montalegre, à Segurança Social e a todos os que contribuÃram para que a partir de hoje seja possÃvel prestar este serviço a um dos setores que mais precisa na sociedade.